;
Para obter um certificado energético, é necessário contratar um técnico certificado para realizar uma auditoria energética no imóvel e elaborar o relatório. No relatório, o técnico irá avaliar as características do imóvel, como a envolvente, sistemas de climatização, iluminação e isolamento, entre outros, e atribuir-lhe uma classificação energética.
A isenção de impostos pode ser obtida através de diferentes programas governamentais ou municipais, que oferecem incentivos fiscais para imóveis com eficiência energética comprovada. Esses programas podem incluir descontos no Imposto sobre Propriedade, Imposto de Renda ou outras taxas.
A certificação energética de imóveis é obrigatória por lei, em Portugal, desde Dezembro de 2013, tanto para promoção como para venda ou arrendamento de um imóvel. Este documento é de apresentação obrigatória no ato da escritura ou formalização do contrato de arrendamento.
O certificado energético tem a validade de 10 anos e é um documento que atesta a eficiência energética de um determinado imóvel ou edifício.
O certificado energético serve para criar um padrão e uma exigência de consumo no comprador e na construção, tem como objetivo sensibilizar os futuros compradores ou construtores da importância deste fator de otimização e classificação energética, para assim, reduzir a pegada ecológica, as emissões de CO2 , tornar mais sustentável e melhorar o desempenho dos edifícios e reduzir bem como o consumo de energia.
O certificado energético tem que ser realizado por técnicos, peritos qualificados (PQ) para este efeito , que estejam habilitados pela ADENE.
A ADENE é a entidade que regula este setor, evite constrangimentos e eventuais multas desnecessárias, os nossos parceiros através de nós, irão fornecer um orçamento para a sua casa em menos de 24h.
· Plantas (copias , original e ou à escala)
· Caderneta Predial atualizada (cópia com menos de 6 meses)
· Certidão do Registo Predial (cópia com menos de 6 meses)
· Ficha técnica da habitação para imóveis construídos depois de 2004.
Em imóveis posteriores a 2006 apresentar ainda:
· Ficha técnica da habitação
· Projeto de térmica
· Pré-Certificado. Energético
· Projeto de Arquitetura
· Projeto de Estabilidade
· Termo de responsabilidade do diretor da obra
· Outras fichas técnicas que tenha em sua posse (sistemas de aquecimento/arrefecimento, revestimentos, isolamentos, etc.)
A Kinvest detém protocolos de serviço com parceiros competentes , validados na entidade reguladora e podemos tratar de tudo. Para isso, basta apenas entrar em contacto com os nossos serviços, solicitar orçamento , encaminha a documentação do imóvel e iremos agendar a visita de avaliação peritagem e certificação.