;
Este serviço conta com o nosso acompanhamento total de obra, coordenamos com os responsáveis da obra e com os fornecedores.
Para se considerar reabilitação a casa deve ser ou ter sido renovada em todas as suas infraestruturas ou seja, tem que existir substituição de sistemas eletricos, hidráulicos, substituição se caixilharia, colunas ou tubos de exaustão, colunas e infraestruturas de águas pluviais e esgoto, tubulação de gás, todos os revestimentos e equipamentos de cozinha e sanitários devem ter sido substituídos e deve existir uma vistoria e eventual reforço estrutural , se necessário.
Quando se trata de remodelação ou renovação , este aspeto é menos técnico e pode ser feita apenas uma pintura geral, substituição ou substituição de móveis de cozinha ou casa de banho. Troca de ambientes ou nova decoração e modernização de ambientes.
Mas principalmente em casas construídas antes de 2004 recomendamos que seja feita uma vistoria pelo menos com intervalos de 10 anos e se verifique sempre antes de comprar as atuais condições de habitabilidade do imóvel e testar as condições estruturais e eventuais problemas nas infraestruturas que possam estar a precisar de reabilitação. Nas casas que são adquiridas depois de 2004 já todas têm pelo menos a Ficha técnica da habitação ou atual Livro de Obra, com este documento e uma visita ao imóvel podemos verificar que materiais foram utilizados na construção e apurar melhor se necessitará de intervenção ou não.
Porque a orçamentação de obras é muito subjetiva pois depende muito do que vai e de quem vai fazer e com que materiais recomendamos que definia sempre um plano pessoal faça um esboço do que pretende e uma pequena pesquisa dos materiais que gostaria de aplicar para estar a par dos preços dos materiais. Depois, com esse plano e essa listagem de materiais peça sempre 3 orçamentos a fornecedores distintos. Não se esqueça de definir um prazo médio também para conseguir apurar o valor da mão de obra. Só assim poderá garantir que os orçamentos que estão a ser praticados são competitivos ou não e se são correspondentes ou idênticos. Porque às vezes vamos apenas pelo orçamento mais barato e sai mais caro porque não estavam devidamente definidos todos os custos ou o apurado por um fornecedor é totalmente distinto do apurado pelo outros fornecedor.
Se todo este processo parece bastante complexo, pode sempre consultar os nossos parceiros e serviços.
R: Antes de mais deve consultar um arquitecto. O arquitecto tem os conhecimentos, as habilitações académicas e legais para fazer a avaliação das condições de investimento, elaborar os projectos de arquitectura, coordenar projecto e obra, tirando o melhor partido das condições existentes. Além disso, a sua formação e conhecimentos, permitem-lhe ver o projecto no seu todo. Poupa-lhe tempo por saber planear, gerir e coordenar o processo de projecto, ultrapassando as suas preocupações. De acordo com a legislação, qualquer construção nova será objecto de avaliação de um organismo da Administração publica, cabendo às Câmaras Municipais a recepção análise e aprovação de todo o processo. Uma vez que existem várias condicionantes ao nível da legislação em relação a obras de edificação, os pedidos efectuados à Câmara Municipal poderão constituir-se numa primeira fase num pedido de Informação Prévia, Pedido de Licenciamento, Comunicação Prévia. Esta primeira fase corresponde ao desenvolvimentos e entrega às entidades dos projectos de arquitectura e especialidades. Após a aprovação deste processo e com a emissão da Licença de Construção, poder-se dar inicio à obra. As especificidades sobre este tema são várias pelo que deve sempre ter em atenção a documentação necessária, o acompanhamento de um técnico e a escolha do empreiteiro. Por último, ao concluir a obra será sempre necessário submeter uma Autorização de Utilização à mesma entidade, de modo da encerrar todo o procedimento, onde deverão constar não só uma descrição dos acontecimentos no decorrer da obra (Livro de Obra), como também as peças desenhadas com ou sem alterações efectuadas durante a execução da obra em relação ao projecto aprovado, entre outros documentos de igual importância. Os arquitectos e os engenheiros são os técnicos habilitados para desenvolverem os vários projectos que serão necessários, tais como projecto de arquitectura e projectos de especialidades, bem como para acompanharem todo o processo de comunicação à Câmara Municipal, desde a primeira ideia até à sua concretização.